22 de dez de 2011

Viva apaixonadamente

Dizem as profecias maias e o bando de esotéricos que acreditam piamente nelas que o mundo acabará daqui a um ano. Será? Acabando ou não, o fato é que já vi o fim do mundo acontecer diversas vezes. Quantas vezes eu cheguei em casa após ser ridicularizada na escola com a sensação de que meu mundo havia acabado? Quantas vezes eu fui dormir pedindo para que não mais acordasse, para que não houvesse um amanhã? Bem, foram muitas vezes que eu assisti ao fim do mundo. Mas logo de manhã eu sempre acordava com o sol entrando silenciosamente pelas frestas da janela do meu quarto e eu percebia que um novo dia se fazia, que o mundo não havia acabado e que eu continuava ali e que não iria escapar dessa tão fácil.

Meu mundo acabou diversas vezes e se reconstruiu mais vezes ainda, como uma fênix que ressurge das cinzas. Me reinventei mais do que alguém possa imaginar e mesmo assim não mudei minha essência. Até porque as coisas só são importantes se dermos importância pra elas. E bem, eu nunca fui de dar importância a finais. Acho o enredo da história muito mais interessante. Acho incrível os laços do destino que se formam no começo de uma história, mas nem sempre o final surpreende. E já que provavelmente não veremos nosso próprio final, pra quê tanta preocupação em torno disso? Não entendo essa obsessão que as pessoas têm por finais. Tudo culmina em um mesmo ponto: a morte. Cada pequena ação que fazemos nos ajuda a nos aproximarmos da morte, que é o final de todos. E se o final é o mesmo e todos o conhecemos, para quê nos concentramos tanto nisso? Desde que a vida seja vivida com paixão, que importa como termine?

Na Grécia antiga, quando alguém morria, as pessoas não faziam grandes discursos como fazem hoje, mas faziam apenas uma pequena e significativa pergunta: ele viveu com paixão?
E é nisso que me concentro. O fim sendo hoje ou amanhã ou daqui um ano, para mim não importa. O que importará no final das contas é se eu vivi todos os meus dias apaixonadamente ou não.

Fashion,flower,umbrella-8178332678d5b50f161bce7206e3225a_h_large_large

0 comentários: